1festaA 1 ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

A 1ª Festa do Cinema Francês desenrolou-se durante o mês de Outubro de 2000, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma). A programação era composta unicamente por 7 filmes franceses e tinha como objectivo reforçar a presença do novo cinema francês junto do grande público português. Neste ano, a SIC aceitou dar lugar de honra, na sua antena, à manifestação e aos artistas que acompanhavam os seus filmes. E a Cinemateca Portuguesa recebeu uma segunda série de filmes que ilustravam a variedade dos novos autores do cinema francês.

3festaA 3 ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS – Lisboa, Porto, Coimbra – Outubro 2002

A terceira “Festa do Cinema Francês” desenrolou-se durante o mês de Outubro de 2002 em Lisboa, Porto e Coimbra. A programação, composta unicamente por antestreias, compreendeu um total de 24 filmes, de onde 20 foram difundidos em 35 mm nas salas, 3 em DVD nas lojas FNAC e 1 na cadeia de televisão parceira SIC. O objectivo desta manifestação é dar a conhecer o cinema francês de hoje, e de seduzir um novo público, jovem, cosmopolita e não francófono. O sucesso da 3ª edição esteve à altura e obteve um total mais de 10 500 entradas.

4festaA 4ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

A Festa vai marcar a sua presença nas cidades de Lisboa (Cinema S. Jorge), Porto (Cinemas Cidade do Porto) e Coimbra (Millenium Avenida), a partir do dia 9 de Outubro. Como não poderia deixar de ser, a Atalanta Filmes associa-se a este evento contribuindo para a respectiva programação com um total de 11 filmes.
A partir de 9 de Outubro, reencontre toda a diversidade do cinema francês em 27 ante-estreias em Lisboa, Porto e Coimbra. O evento anual do cinema francês em Portugal. Os filmes apresentados são recentíssimos e estrearam em França este ano. A maior parte das longas-metragens seleccionadas estreará brevemente em Portugal. Projecções únicas. Semana: 19h, 21h30. Fim de semana: 14h, 16h30, 19h, 21h30.

5festa5ª FESTA DO CINEMA FRANCÊSorganização Instituto Franco-Português / Embaixada de França

LISBOA de 7 a 17 de Outubro, Cinema São Jorge / PORTO de 13 a 17 de Outubro, Cinemas Cidade do Porto / COIMBRA de 18 a / 21 de Outubro, Cinema Millenium Avenida / FARO de 22 a 24 de Outubro, Forum Algarve – Multiplex SBC / SANTARÉM de 29 a 31 de Outubro, Cine-Teatro Sá da Bandeira. Descubram o universo do cinema Francês ! Sejam os primeros a ver, em ante-estreia, 30 filmes franceses, emotionantes, seductores, surpreendentes ! Portugal tem encontro marcado com o cinema ! Venham divirtir-se antes dos outros ! E a Festa do Cinema Francês, durante todo o mês de Outubro.

6festa6ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS Portugal, Outubro-Novembro 2005: Lisboa (6-16 out), Porto (13-16 out), Coimbra (17-20 Out), Faro (1-3 Nov.)

A Festa do Cinema Francês é um festival de longas metragens muito recentes, inéditas em Portugal e propostas em ante-estreia. Como todos os anos desde a sua criação em 2000, ela realiza-se durante o mês de Outubro. Este ano a Festa é acolhida por quatro cidades do país e propõe um total de 32 filmes. O festival oferece um largo panorama da produção francesa do ano. Todos os estilos estão representados: comédias, dramas, policiais, thrilers, animação, filmes de família, ficção científica, etc. Dirige-se a todos os públicos e todas as idades. As numerosas co-produções (nomeadamente com Portugal) que permitiram a realização destes filmes, inscrevem a Festa numa perspectiva europeia e internacional, mas também num espírito de defesa da diversidade cultural.

7festa7a Festa do Cinema Francês em Portugal - website

A sétima Festa do cinema francês tera lugar em Portugal de 4 de Outubro a 21 de Novembro 2006.
As projeçoes terao lugar em Lisboa de 4 de Outubro a 21 de Novembro ; em Coimbra de 16 a 21 de Outubro ; em Faro de 19 a 21 de Outubro; no Porto de 24 a 29 de Outubro; em Almada nos dias 25 e 26 de Outubro ; em Evora de 26 a 28 de Outubro ; no Funchal de 13 a 16 de Novembro. A 7a “FESTA DO CINEMA FRANCÊS” é : 32 ante-estreias de filmes de produção francesa / Presença de uma delegação artística que acompanha os diferentes filmes de abertura / Homenagem ao canal de televisão a 2: A História dos “Cahiers du Cinema” em 20 filmes / Uma programação especial na RTP1 e na 2 / Um sítio Internet / Um Portal Móvel

8festaA Festa do Cinema Francês propõe ao público português a sua oitava ediçãowebsite

Este festival de antestreias, com 28 longas-metragens, apresenta as mais importantes obras francesas do ano. Filmes para o “grande público”, mas também filmes independentes, primeiros filmes, de todos os estilos e géneros, apresentados pela sua qualidade, originalidade, modernidade e potencial cultural. A inauguração tera lugar no dia 3 de Outubro de 2007 no Cinema São Jorge em Lisboa, as 21h. A 8a FESTA DO CINEMA FRANCES acontece em 6 cidades de Portugal : Lisboa (3-15 de Outubro) / Evora (10-12 de Outubro) / Coimbra (15-19 de Outubro) / Almada (19-21 de Outubro) / Faro (24-27 de Outubro) / Porto (24-28 de Outubro)

9festaA 9ª Festa do Cinema Francês passou por diversas cidades durante todo o mês de Outubro. website

Lisboa: 2 a 12 de Outubro 2008 / Almada: 8 a 12 de Outubro 2008 / Coimbra: 13 a 18 de Outubro 2008 / Porto: 21 a 26 de Outubro 2008 / Faro: 29 de Outubro a 2 de Novembro 2008. O núcleo central da Festa do Cinema Francês apresentou um total de 25 antestreias. Porque 2008 era o Ano europeu do Diálogo Intercultural, nesta secção daremos uma maior atenção a co-produções com países de todos os continentes, cruzando olhares diversos. Duas Novas Secções: 1 – Cannes em Portugal – Secção de homenagem à Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Serão exibidos 10 filmes que passaram na Quinzena nestes últimos anos, nunca antes estreados em Portugal. Será apresentada em Lisboa e no Porto. 2 – Paris-Lisboa – Organizada com a Cinemateca Portuguesa, esta secção, que apenas se realizará em Lisboa, apresentará 10 filmes rodados nas cidades de Paris e de Lisboa.

10festa

 

A FESTA DO CINEMA FRANCÊS EM ANO DE 10ª EDIÇÃO website

DE 7 de OUTUBRO a 10 de NOVEMBRO de 2009. É verdade, chegámos às dez edições, um marco importante na vida de um festival que se destaca pela apresentação, na sua secção principal, de antestreias de longas-metragens recentes, de géneros vários e origens diversas, mas com uma produção em comum: a francesa. Em 2009 vai ser assim: Secção principal / Primeiros Filmes, Grandes Obras / César da Festa / Homenagem a Agnès Varda / Festinha / Carta Branca a João Garção Borges / Retrospectiva Jeanne Balibar. Dois concertos: Jane Birkin dia 8 no Centro Cultural de Belém em Lisboa / Moriarty dia 9 no Instituto Franco-Português. E ainda: Exposição de Renaud Monfourny / Masterclasses / Programação de longas e curtas-metragens na RTP2 / Cinema de animação nas lojas FNAC / Prémio do público

11festa11ª EDIÇÃO website

De 7 de Outubro a 9 de Novembro, em seis cidades do país (Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra), o cinema francês está em festa em Portugal. De primeiras obras de jovens realizadores a obras-primas de realizadores confirmados, a Festa do Cinema Francês oferece um vasto leque de filmes de todos os géneros (drama, comédia, documentário, animação, thrillers…). De entre os filmes apresentados em antestreia, o público vai escolher o seu filme de eleição, atribuindo-lhe o Prémio do público e contribuindo para a sua difusão nas salas de cinema portuguesas. Os mais pequenos vão ter um momento verdadeiramente especial já que a Festinha propõe a descoberta de filmes de animação para ver em família. Outros tempos fortes marcam esta 11ª edição. Pela primeira vez a Festa do Cinema Francês vai ter uma madrinha excepcional numa secção muito especial. A Festa do Cinema Francês celebra também o regresso do grande Pierre Etaix e do seu universo burlesco apresentando. De André Téchiné, um grande mestre do cinema, a 11ª Festa do Cinema Francês e a Cinemateca Portuguesa, apresentam, pela primeiríssima vez em Portugal, uma retrospectiva integral da sua obra, a par de uma carta branca. Um dos mais conceituados festivais internacionais de curtas-metragens, Sauve qui peut le court-métrage de Clermont-Ferrand, também vai estar presente com uma selecção de filmes premiados nas suas várias edições. Na FNAC: um ciclo de primeiros filmes de jovens realizadores franceses. Na RTP2: longas-metragens francesas aos sábados em Sessão Dupla e especiais Onda Curta com programação francesa. E ainda: uma importante e perstigiada presença de artistas, concertos, encontros, ateliers e mais surpresas…

12festa11ª EDIÇÃO website

De 6 de Outubro a 8 de Novembro de 2011, as cidades de Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e, por fim, Coimbra, acolherão sucessivamente a 12ª Festa do Cinema Francês.
Carole Bouquet aceitou ser a madrinha da 12ª Festa do Cinema Francês e partilhará com o público uma selecção de filmes que marcaram o seu percurso e influenciaram o seu empenhamento como actriz e como mulher.
O festival quis prestar uma homenagem sem precedentes a uma grande personalidade do cinema francês, Anouk Aimée, e proporá uma visão internacional da carreira desta grandiosa artista.
Uma secção principal de vinte filmes em antestreia, organizada em colaboração com os distribuidores portugueses, dará a descobrir ao público as mais recentes obras da produção cinematográfica francesa. Um grande número de convidados irá acompanhar a apresentação dos seus filmes, entre os quais estão Radu Mihaileanu, com La Source des femmes; Mia Hansen-Love, com Un Amour de Jeunesse; Christine Laurent, com Demain?; ou ainda Mahamat Saleh Haroun, com Un Homme qui crie. Além da retrospectiva dedicada a Carole Bouquet e da Homenagem a Anouk Aimée na Cinemateca Portuguesa, estamos particularmente contentes por podermos celebrar este ano, através da secção “Cannes em Portugal: 50 anos de primeiras vezes”, o quinquagésimo aniversário da Semana da Crítica do Festival de Cannes. De forma a prolongar o prazer sentido ao longo das edições anteriores, o festival apresentará novamente “cópias restauradas”, convidando a redescobrir filmes de Georges Méliès e de Pierre Etaix. E, para que a Festa fique completa, O Universo da Animação permitirá saborear os mais recentes tesouros da animação francesa e o universo maravilhoso de Sylvain Chomet.