2020
SESSÕES ESPECIAIS
Dois filmes (Cão e O Olhar de Charles) que foram exibidos em um só município, mas não chegaram a ser lançados em circuito nacional, e Cuidar dos Vivos, que foi resgatado como estudo de caso da masterclass dirigida por Sarah Teper.
AZNAVOUR POR CHARLES
Título original
Le Regard de Charles
Ano
2019
Duração
83’
Gênero
Documentário
Realização
Marc di Domenico
Elenco
(vozes) Romain Duris, Marie Montoya, Michel Klochendler
Em 1948, Edith Piaf oferece a sua primeira câmara de filmar a Charles Aznavour: uma Paillard que ele nunca mais irá deixar. Até 1982, Charles irá gravar horas de película que darão corpo ao seu diário filmado Aznavour filma a sua vida e vive-a como a filma. A sua câmara está presente em todo o lado. Ele grava tudo. Os seus momentos de vida, os sítios por onde passa, os amigos, os amores, as agruras. Alguns meses antes da sua morte, inicia com Marc di Domenico a exploração das suas bobinas. Decide então fazer um filme, o seu filme.
CUIDAR DOS VIVOS
Título original
Réparer les vivants
Ano
2016
Duração
103’
Gênero
Drama
Realização
Katell Quillévéré
Elenco
Tahar Rahim, Emmanuelle Seigner, Anne Dorval
Depois de uma tarde a surfar com os amigos, Simon, de 19 anos, sofre um acidente. Internado no hospital com um traumatismo craniano grave, depressa o seu estado evolui para morte cerebral. É então que, ainda incapazes de aceitar o trágico desfecho, os pais se vêem obrigados a tomar uma difícil decisão: permitir a doação de órgãos. Mesmo sabendo que nada há a fazer para salvar o filho, aceitar retirar-lhe os órgãos que o mantêm preso à vida revela-se um acto de coragem e abnegação quase insuportável. Adaptação cinematográfica da obra homónima da francesa Maylis de Kerangal, um filme dramático com realização de Katell Quillévéré (“Un Poison Violent”, “Suzanne”), segundo um argumento seu e de Gilles Taurand.
CÃO
Título original
Chien
Ano
2018
Duração
90’
Gênero
Comédia Drama
Realização
Samuel Benchetrit
Elenco
Vincent Macaigne, Vanessa Paradis, Bouli Lanners
Jacques Blanchot perde tudo: a sua mulher, o seu trabalho, o seu alojamento Ele não se sente mais parte do mundo que o rodeia, até que o dono de uma loja de animais acolhe-o.
O MISANTROPO_VARIAÇÕES 2020
Título original
Le Misanthrope_Variations 2020
Ano
2020
Duração
40’
Gênero
Filme coletivo realizado por os alunos de 10° ano do Lycée Français Charles Lepierre no âmbito do atelier de cinema realizado durante o ano letivo 2019/2020.
Realização
Elenco
Uma turma do 10° ano do Liceu Francês de Lisboa estuda O Misantropo. Repentinamente, aquando do arranque da crise relacionada com a COVID-19 na primavera 2020, o seu quotidiano muda e passam da vida coletiva ao isolamento. Tendo por base a peça Molière, são desafiados a usar o teatro do dia-a-dia para questionar as suas relações com os outros e a sociedade.