2020

SESSÕES ESPECIAIS

Dois filmes (Cão e O Olhar de Charles) que foram exibidos em um só município, mas não chegaram a ser lançados em circuito nacional, e Cuidar dos Vivos, que foi resgatado como estudo de caso da masterclass dirigida por Sarah Teper.

_DSC9707_edited.jpg
AZNAVOUR POR CHARLES
Título original

Le Regard de Charles

Ano

2019

Duração

83’

Gênero

Documentário

Realização

Marc di Domenico

Elenco

(vozes) Romain Duris, Marie Montoya, Michel Klochendler

Em 1948, Edith Piaf oferece a sua primeira câmara de filmar a Charles Aznavour: uma Paillard que ele nunca mais irá deixar. Até 1982, Charles irá gravar horas de película que darão corpo ao seu diário filmado Aznavour filma a sua vida e vive-a como a filma. A sua câmara está presente em todo o lado. Ele grava tudo. Os seus momentos de vida, os sítios por onde passa, os amigos, os amores, as agruras. Alguns meses antes da sua morte, inicia com Marc di Domenico a exploração das suas bobinas. Decide então fazer um filme, o seu filme.

_DSC9707_edited.jpg
CUIDAR DOS VIVOS
Título original

Réparer les vivants

Ano

2016

Duração

103’

Gênero

Drama

Realização

Katell Quillévéré

Elenco

Tahar Rahim, Emmanuelle Seigner, Anne Dorval

Depois de uma tarde a surfar com os amigos, Simon, de 19 anos, sofre um acidente. Internado no hospital com um traumatismo craniano grave, depressa o seu estado evolui para morte cerebral. É então que, ainda incapazes de aceitar o trágico desfecho, os pais se vêem obrigados a tomar uma difícil decisão: permitir a doação de órgãos. Mesmo sabendo que nada há a fazer para salvar o filho, aceitar retirar-lhe os órgãos que o mantêm preso à vida revela-se um acto de coragem e abnegação quase insuportável. Adaptação cinematográfica da obra homónima da francesa Maylis de Kerangal, um filme dramático com realização de Katell Quillévéré (“Un Poison Violent”, “Suzanne”), segundo um argumento seu e de Gilles Taurand.

_DSC9707_edited.jpg
CÃO
Título original

Chien

Ano

2018

Duração

90’

Gênero

Comédia Drama

Realização

Samuel Benchetrit

Elenco

Vincent Macaigne, Vanessa Paradis, Bouli Lanners

Jacques Blanchot perde tudo: a sua mulher, o seu trabalho, o seu alojamento Ele não se sente mais parte do mundo que o rodeia, até que o dono de uma loja de animais acolhe-o.

_DSC9707_edited.jpg
O MISANTROPO_VARIAÇÕES 2020
Título original

Le Misanthrope_Variations 2020

Ano

2020

Duração

40’

Gênero

Filme coletivo realizado por os alunos de 10° ano do Lycée Français Charles Lepierre no âmbito do atelier de cinema realizado durante o ano letivo 2019/2020.

Realização

Elenco

Uma turma do 10° ano do Liceu Francês de Lisboa estuda O Misantropo. Repentinamente, aquando do arranque da crise relacionada com a COVID-19 na primavera 2020, o seu quotidiano muda e passam da vida coletiva ao isolamento. Tendo por base a peça Molière, são desafiados a usar o teatro do dia-a-dia para questionar as suas relações com os outros e a sociedade.