FILMES

Mia HANSEn-Løve

Mia Hansen-Løve iniciou-se como atriz quando tinha dezoito anos, ao atuar em Fin août, debout septembre, de Olivier Assayas. Entre 2001 e 2003 frequenta o Conservatório Municipal de Artes Dramáticas de Paris, iniciando, por essa altura, um trabalho enquanto crítica de cinema na revista Cahiers du cinéma e realizando, paralelamente, várias curtas-metragens. A sua obra, enquanto realizadora, começa em 2007 com Tout est pardonné, e, desde então, tem lançado um novo filme praticamente a cada dois anos. Sua frutífera produção tem lhe garantido a presença regular em festivais como o de Cannes ou a Berlinale. Uma obra marcante, singular e de impressionante sensibilidade que será alvo de um foco especial na Festa do Cinema Francês. Serão exibidos os seus quatro filmes mais recentes: Éden (2014); O Que Está Por Vir (2016); Maya (2018) e Bergman Island (2021), este último em antestreia nacional.

A ILHA DE BERGMAN

Título original Bergman Island

2021 I 112’ I Drama, Romance

Realização Mia Hansen-Løve

Com Mia Wasikowska, Tim Roth, Vicky Krieps

Seleção oficial do Festival de Cannes 2021, em competição.

Durante o verão, um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha com o intuito de escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. À medida que o trabalho e o verão avançam, as linhas entre realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário.

ÉDEN

Título original Eden

2014 I 131' I Drama, Musical, Biopic

Realização Mia Hansen-Løve

Com Félix de Givry, Pauline Etienne, Hugo Conzelmann

Na década de 90, Paul dá os primeiros passos na cena noturna de Paris. Apaixonado por música, cria com o melhor amigo a dupla de DJ "Cheers". Encontram rapidamente o seu público e conhecem uma ascensão vertiginosa, eufórica, perigosa e efémera. Envolvido nessa paixão, Paul esquece-se de construir uma vida.

MAYA

2018 I 105’ I Drama, Romance

Realização Mia Hansen-Løve

Com Roman Kolinka, Aarshi Banerjee, Alex Descas

Dezembro de 2012. Após quatro meses de cativeiro na Síria, dois repórteres franceses são libertados. Gabriel, o mais novo, não tem ainda 30 anos. Após um dia de interrogatórios e exames médicos, Gabriel é autorizado a ir ver os seus entes queridos. A mãe vive na Índia, onde ele cresceu, e cortara os laços com a família. Umas semanas depois, Gabriel decide partir para a Índia. Muda-se para a sua casa de infância, em Goa, e conhece Maya, uma jovem indiana.

O QUE ESTÁ POR VIR

Título original L’Avenir

2016 I 98' I Drama

Realização Mia Hansen-Løve

Com Isabelle Huppert, André Marcon, Roman Kolinka

Nathalie ensina filosofia num liceu de Paris. Entrega-se apaixonadamente à sua profissão e gosta de motivar os seus alunos a pensar. É casada, tem dois filhos e divide o seu tempo entre a família, os antigos alunos e a sua possessiva mãe. Um dia, o marido anuncia-lhe que a vai deixar, por ter encontrado outra mulher. Vendo-se, de repente, em plena posse da sua liberdade, Nathalie tem de reinventar a sua vida.