A Festa do Cinema Francês está a chegar ao Porto

Na segunda-feira 26 de outubro, arranca no Porto a 21ª edição da Festa do Cinema Francês.

Agente Haxe de Jean-Paul Salomé

A cerimónia de abertura, agendada para as 21h30 no Grande Auditório do Rivoli – Teatro Municipal do Porto, traz ao grande ecrã a antestreia, a norte, de Agente Haxe, filme protagonizado pela incontornável Isabelle Huppert. A sessão contará com a presença de Jean-Paul Salomé, realizador do filme, e os bilhetes podem ser adquiridos no site da BOL ou diretamente na sala. Exibindo um total de 21 filmes, o festival de cinema continuará, até dia 4 de novembro, com sessões diárias no Cinema Trindade. Em destaque, um conjunto de antestreias de filmes que passarão, em breve, para as salas comerciais do país, assim como um programa que recupera alguns dos filmes estreados em pleno estado de emergência, propondo assim uma segunda oportunidade ao público para os verem. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente na sala.

É uma das imagens de marca do festival que há 21 edições espalha por todo o país as mais interessantes novidades da cinematografia francesa. A edição 2020 da Festa do Cinema Francês propõe 12 antestreias de filmes de produção recente, num olhar transversal sobre a ficção e documentário produzidos em França. Especial destaque para Agente Haxe, um filme que segue a derrocada profissional de Patience Portefeux, polícia-intérprete na unidade de narcotráfico que, na tentativa de ajudar alguém próximo, acaba por embarcar numa nova carreira como “madrinha” do crime organizado. É ainda no universo feminino que encontramos Nem Uma, Nem Outra, o novo filme de Anne Giafferi que acompanha a história de uma actriz, de meia idade, forçada a contratar uma dupla depois de uma cirurgia estética falhada. Uma longa, que volta a “calcar os calos” à classe média francesa e ao lado hipócrita que ela tenta esconder, num filme que não deixa de ser uma crítica a uma indústria que, aqui e ali, ainda privilegia a juventude ao talento. Ainda no campo da comédia, e cinco anos passados sobre O Sequestro de Michel Houellebecq, Nas Termas volta a construir uma narrativa inebriante e hilariante em torno do famoso escritor francês e do seu sequestro, num filme que conta com interpretações de Gérard Depardieu e do próprio Houellebecq.

Situado no início da Segunda Guerra Mundial, De Gaulle apresenta-nos um impressionante Lambert Wilson no papel do general que, acabado de assumir o seu posto, quer mudar o curso do mundo. O novo filme de Gabriel Le Bomin, mistura a História e o romance, mostrando-nos dois lados de um mesmo homem: o militar e o homem de família. Adaptado do romance homónimo de Ivan Calbérac, Destino: Veneza conta a história de uma adolescente nascida no seio de uma família inclassificável, a história de um primeiro amor, milagroso e frágil. Uma viagem iniciática e incrível onde a vida muitas vezes passa despercebida, mas onde Veneza, será sempre o ponto de chegada. Também com ligação à literatura, Queria ter Alguém à Minha Espera Num Sítio Qualquer parte dos contos homônimos de Anna Galvada, para nos trazer um olhar descomprometido e próximo sobre as relações familiares, as suas disputas, os arrependimentos, as reconciliações, as tristezas, os ciúmes e a redenção.

O programa de antestreias da Festa do Cinema Francês integrará ainda O Melhor Ainda Está para Vir, de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e Play, a terceira longa de Anthony Marciano, que desenha o retrato da juventude dos anos 90, num olhar terno sobre o passar do tempo. Destaque ainda para a passagem de Aznavour Por Charles, um documentário sobre o incontornável nome da chanson française, que utiliza imagens recolhidas pelo próprio.

Confere aqui a programação completa do evento:

21FCF - Programa Porto
.pdf
Download PDF • 2.61MB

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Françaises em Portugal.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

e saiba tudo sobre a 21ª Festa do Cinema Francês

A 21ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS É REALIZADA POR

© 2020 Festa do Cinema Francês e Jangada