CineJovem: a secção dedicada à família

Uma secção dedicada às famílias composta por filmes de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa

O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, de Benjamin Massoubre

Uma vez mais, a Festa do Cinema Francês conta com uma secção dedicada às famílias, composta por oito longas-metragens de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa, que serão apresentados durante os fins-de-semana da Fest


De Louis Malle, realizador que vai ser alvo de uma restrospetiva na Cinemateca Portuguesa, a Festa do Cinema Francês programa para os mais novos Adeus, Rapazes, um belo filme de 1987 que arrecadou o Leão de Ouro no Festival de Veneza desse ano, cuja ação se situa na Europa fustigada pelo nazismo. Adeus Senhor Haffmann realizado em 2022, por Fred Cavayé, aborda a perseguição ao povo judeu em Paris dos anos 40 do século passado.


O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, que ganhou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Annecy, o maior festival de cinema de animação do mundo, vai ser apresentado pela primeira vez no nosso país. O filme é uma deliciosa história sobre os criadores da icónica personagem O Menino Nicolau, ou seja, os ilustradores Jean-Jacques Sempé, falecido no passado mês de agosto, e René Goscinny. À medida que a sua narrativa avança, a pequena personagem entra no estúdio dos criadores, interpelando-os com muito humor.


Também de animação é o filme As Aventuras de Lia, sobre uma perspicaz jovem órfã, que vive nas ruas da Cidade da Névoa e que na companhia das suas três doninhas de estimação, vai viver uma série de peripécias.


Ainda na secção CineJovem é apresentado o documentário Ser e Ter de Nicolas Philiberto, uma oportunidade para ver ou rever este filme de 2002 sobre o professor primário Georges Lopez, um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças.


Há ainda uma segunda oportunidade para ver Fahim, um filme sobre um rapaz oriundo do Bangladesh, que se muda para França e que, para obter asilo político, a sua única opção é tornar-se campeão de França no xadrez e que conta com a participação de Gérard Depardieu. Das obras mais recentes, Edmond, uma comédia histórica sobre o escritor Edmond Rostand que em dezembro de 1897 começa a escrever a peça em que ninguém acredita e para a qual tem apenas o título: "Cyrano de Bergerac".


Por fim, O Meu Verão em Provença de Christophe Barratier uma adaptação da obra "Tempo dos Segredos" (terceiro volume das "Memórias de Infância") do escritor francês Marcel Pagnol (1895-1974).


CINEJOVEM

Adeus, Rapazes / Au revoir les enfants, Louis Malle, Drama, Guerra, 1987, 103'

Adeus Senhor Haffmann / Adieu Monsieur, Louis Malle, Drama, Guerra, 1987, 115'

As Aventuras de Lia / Pil, Julien Fournet, Animação, Aventura, 2021, 89'

Edmond, Alexis Michalik, Histórico, Comédia, 2019, 112'

Fahim, Pierre-François Martin-Laval, Biopic, Drama, 2019, 108'

O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar / Le Petit Nicolas - Qu'est-ce qu'on attend pour être heureux, Benjamin Massoubre, Animação, 2022, 82'

O Meu Verão em Provença / Le Temps des secrets, Christophe Barratier, Família, 2022, 108'

Ser e Ter / Être et avoir, Nicolas Philibert, Documentário, 2002, 104'