Cinema à Mesa: filmes que são um tributo à gastronomia para ver na Festa do Cinema Francês

A Festa do Cinema Francês apresenta pela primeira vez quatro comédias dedicadas à gastronomia, onde a culinária encontra o cinema, numa secção intitulada "Cinema à Mesa".

A Brigada, de Louis-Julien Petit



A Brigada apresenta-se pela primeira vez em Portugal e o seu realizador, Louis-Julien Petit, vai marcar presença em Lisboa para a estreia. Com Audrey Lamy, François Cluzet e Chantal Neuwirth nos principais papéis, este filme acompanha os dias de Cathy, que sempre sonhou gerir o seu próprio restaurante e que, chegada aos quarenta anos, vê-se forçada a aceitar um cargo na cantina de um lar para jovens migrantes.


Champagne!, realizado por Nicolas Vanier, pode também ser visto em primeira mão na Festa do Cinema Francês. Esta obra é sobre um grupo de amigos cinquentenários, que se reúne para uma despedida de solteiro.


Realizado em 2021 por Eric Besnard, Delicioso é um filme de época que se passa no alvorecer da Revolução Francesa. Nesta obra, acompanhamos as aventuras de Pierre Manceron, um ousado mas orgulhoso cozinheiro, que é despedido pelo seu mestre, mas que graças ao encontro com uma mulher, desejosa de aprender a arte culinária, é-lhe restituída a autoconfiança e empreende a sua própria revolução culinária!


Por último, a longa-metragem O Espírito da Festa da dupla de realizadores Olivier Nakache, Eric Toledano, responsáveis por obras como Amigos Improváveis (2011) ou Especiais (2019) com uma história que se desenrola durante um dia de casamento e, mais precisamente, uma noite, que o espectador acompanha através do olhar de múltiplos protagonistas, incluindo um catering, um fotógrafo, um animador cantor, cozinheiros e uma brigada de garçons.


A Festa do Cinema Francês integra a Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países e que conta com várias atividades culturais.


CINEMA À MESA

A Brigada / La Brigada, Louis-Julien Petit, Comédia, 2022, 97'

Champagne! / Champagne !, Nicolas Vanier, Comédia, 2022, 103'

Delicioso / Délicieux, Eric Besnard, Comédia, Histórico, 2021, 112'

O Espírito da Festa / Le Sens de la fête, Eric Toledano, Olivier Nakache, Comédie, 2017, 117'