FILMES

Segunda chance

Segunda Chance recupera os filmes que foram lançados em 2020, mas que tiveram suas exibições prejudicadas por conta da pandemia Covid-19. Os filmes ganham assim a oportunidade de serem vistos no grande ecrã.

A noite dos reis 1.png

A NOITE DOS REIS

Título original La Nuit des rois

2021 I 93’ I Drama, Fantasia

Realização Philippe Lacôte

Com Bakary Koné, Steve Tientcheu, Digbeu Jean Cyrille

 

Um jovem é enviado para a MACA de Abidjan, uma gigantesca prisão no meio da floresta, das mais sobrelotadas de África Ocidental, administrada pelos seus próprios ocupantes. O líder é Barba Negra, envelhecido, doente e cada vez mais contestado. Para manter o seu poder, faz regressar o ritual do "romano", que consiste em obrigar um prisioneiro a contar histórias durante a primeira noite da lua vermelha. Escolhido pelo chefe, o jovem começa a narrar a vida mística do lendário fora-da-lei chamado "Rei Zama" e não tem outra escolha que não fazer a sua história durar até ao amanhecer.

a troca de princesas 2.png

A TROCA DAS PRINCESAS

Título original L’Échange des princesses

2017 I 104' I Histórico, Drama

Realização Marc Dugain

Com Lambert Wilson, Anamaria Vartolomei, Olivier Gourmet

 

Em 1721, o Regente de França, numa tentativa de selar a paz com Espanha, oferece ao rei espanhol, um casamento entre os respetivos herdeiros: Luís XV, de 11 anos, e Maria-Anna Victoria, a infanta espanhola de 4 anos. O Regente propõe também a sua filha, Mademoiselle de Montpensier, de 12 anos, ao Príncipe das Astúrias, o herdeiro do trono, de 14 anos. Madrid responde com entusiasmo às propostas. A troca das princesas realiza-se numa pequena ilha, entre os dois países. Mas nada corre como planeado.

ANNETTE 1.png

ANNETTE

2021 I 140’ I Comédia musical, Romance, Drama

Realização Leos Carax

Com Adam Driver, Marion Cotillard, Simon Helberg

Na Los Angeles contemporânea, Henry, um comediante de stand-up com um sentido de humor intenso, e Ann, uma cantora de ópera mundialmente famosa, formam o casal perfeito. O nascimento da sua primeira filha, Annette, uma menina misteriosa com um destino excecional, mudará as suas vidas.

Annette foi filme de abertura no Festival de Cannes 2021, onde esteve em competição.

Docteur_Still03_TIFF16bits_1998x1080_Rec709G24_00196038_RET.jpg

DOUTOR?

Título original Docteur ?

2019 I 89’ I Comédia

Realização Tristan Séguéla

Com Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot

 

Na véspera de Natal, Serge é o único médico disponível em Paris para responder a emergências. Subitamente afetado por uma dor de costas incapacitante, Serge pede ajuda a Malek, um entregador de pizzas com quem se cruzara por acidente. Malek assume o papel de médico ao domicílio enquanto Serge lhe vai dando indicações por telefone a partir do carro.

LBE - Photo Affiche OK - PAYSAGE.jpg

MANUAL DA BOA ESPOSA

Título original La Bonne épouse

2020 I 109’ I Comédia

Realização Martin Provost

Com Juliette Binoche, Yolande Moreau, Noémie Lvovsky

 

Durante décadas, a escola de ciência doméstica Boersch, na Alsácia, treina as suas jovens estudantes nas artes de serem esposas modelo. Mas em vésperas do maio de 68, a tarefa torna-se complicada para a diretora, Paulette van Der Beck, que, além do mais, vê o primeiro grande amor da sua vida regressar de forma inesperada.

Miss 4.png

MISS

2020 I 107' I Comédia

Realização Ruben Alves

Com Alexandre Wetter, Pascale Arbillot, Isabelle Nanty

 

Alex, de 9 anos navega alegremente entre géneros e tem um sonho: um dia ser eleita Miss França. Passados 15 anos, com a perda dos pais e da autoconfiança, vê-se aprisionado numa vida estagnada e monótona. Um encontro inesperado vai despertar o sonho esquecido e Alex decide competir pela coroa de Miss França, escondendo a sua verdadeira identidade

Nas tuas mãos 2.png

NAS TUAS MÃOS

Título original Au bout des doigts

2017 I 106' I Drama, Comédia

Realização Ludovic Bernard

Com Jules Benchetrit, Lambert Wilson, Kristin Scott Thomas

Um jovem oriundo de uma família modesta tem a rara hipótese de revelar o seu talento oculto para o piano, mas conseguirá ele encontrar a força e a coragem para enfrentar o desafio?

notredame de paris 3.png

NOTRE DAME DE PARIS

Título original Notre Dame

Realização Valérie Donzelli

2019 I 88' I Comédia

Com Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Thomas Scimeca

Maud é arquiteta e mãe de dois filhos. Devido a um mal-entendido, vence o concurso lançado pela prefeitura de Paris para reconstruir a praça diante da icónica Notre-Dame. Entre a responsabilidade profissional, um amor de juventude e o pai dos seus filhos, Maud atravessará uma forte tempestade emocional.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com

L ADIEU A LA NUIT photo 1 - ©Curiosa Films – Bellini Films – Arte France Cinema – ZDFArte

O ADEUS À NOITE

Título original L'Adieu à la nuit

2019 I 103’ I Drama

Realização André Téchiné

Com Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein, Oulaya Amamra

Muriel cria cavalos em França  com o seu parceiro de negócios magrebino. Ela parece desfrutar de uma vida harmoniosa e realizada. Recebe a visita do seu neto, Alex, que criara na sequência da morte da mãe deste, num acidente. Alex está a caminho do Canadá, onde supostamente terá uma oferta de emprego. No entanto, Muriel descobre que Alex tem outros planos. O jovem torna-se cada vez mais estranho, o que é incompreensível para a avó. Presa entre o seu amor pelo neto e uma profunda preocupação, decide dar um passo drástico.

4515923.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE

Título original L'homme qui a vendu sa peau

2019 I 108’ I Drama

Realização Kaouther Ben Hania

Com Yahya Mahayni, Dea Liane, Koen De Bouw

 

Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo, deixou o seu país e foi para o Líbano, procurando escapar à guerra. Para poder chegar a Europa e viver com o amor da sua vida, aceita ter as costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais sulfurosos do mundo. Transformando o seu próprio corpo numa obra de arte de prestígio, Sam perceberá que a sua decisão pode significar muita coisa, menos liberdade.

Imagem 1.jpg

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR

Título original Le Meilleur reste à venir

2019 I 118’ I Comédia, Drama

Realização Matthieu Delaporte, Alexandre De La Patellière

Com Fabrice Luchini, Patrick Bruel, Zineb Triki

Depois de um grande mal-entendido, dois amigos de infância, cada qual convencido de que o outro tem poucos meses de vida, decidem abandonar tudo e recuperar o tempo perdido.

69037e919_231915110820.jpg

O SAL DAS LÁGRIMAS

Título original Le Sel des larmes

2020 I 100’  I Drama, Romance

Realização Philippe Garrel

Com Logann Antuofermo, Oulaya Amamra, André Wilms

 

Luc, um jovem da província, vai a Paris para candidatar-se ao curso de carpintaria da Escola Boulle. Na rua, encontra Djemila, com quem vive um breve romance antes de regressar a casa e iniciar uma relação com Geneviève, que conhece desde a infância. Enquanto isso, Djemila alimenta a esperança de o rever. Apanhado entre duas paixões, recebe a notícia da entrada na Escola Boulle, parte para Paris e abandona a namorada, entretanto grávida.

os-miseraiveis-5.jpg

OS MISERÁVEIS

Título original Les misérables

2019 I 105’ I Crime, Drama

Realização Ladj Ly

Com Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Didier Zonga

 

Stéphane acaba de chegar de Cherbourg para integrar a Brigada Anti-Crime (BAC) de Montfermeil, nos arredores de Paris. Aí conhece os seus novos colegas, Chris e Gwada, dois agentes experientes. Em pouco tempo, descobre as tensões existentes entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus atos e gestos.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com

os veterinarios3.png

OS VETERINÁRIOS

Título original Les Vétos

2020 I 92' I Drama, Comédia

Realização Julie Manoukian

Com Noémie Schmidt, Clovis Cornillac, Carole Franck

No coração de Morvan, Nico, o último veterinário da região, luta para salvar os seus pacientes, a clínica e a sua família. Quando Michel, seu parceiro e mentor, anuncia que se vai reformar, Nico percebe que o mais difícil ainda está por vir. Para o ajudar, chega Alexandra, acabada de sair do curso, brilhante, misantrópica e nada disposta a deixar-se enterrar na vila onde cresceu. Conseguirá Nico convencê-la a ficar?

raparigas em chamas 2

RETRATO DA RAPARIGA EM CHAMAS

Título original Portrait de la jeune fille en feu

Realização Céline Sciamma

2019 | 122’ | Drama, Romance | França

Com Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami

1770. Marianne é pintora e tem de pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acaba de sair do convento. Héloïse resiste ao seu destino de esposa, recusando-se a  posar. Marianne tem de a pintar em segredo. Apresentada como dama de companhia, observa-a todos os dias.

161a78b8a_295710120820.jpg

ROUBAIX, MISERICÓRDIA

Título original Roubaix, une lumière

2019 I 119' I Crime, Drama

Realização Arnaud Desplechin

Com Roschdy Zem, Léa Seydoux, Sara Forestier

Roubaix, noite de Natal. O comissário Daoud percorre a cidade que o viu crescer. Carros incendiados, altercações. Na esquadra, um novo elemento, Louis Coterelle, acaba de chegar. Daoud e Louis vão investigar a morte de uma idosa. Duas jovens mulheres, Claude e Marie, são interrogadas. Pobres, alcoólicas, amantes.