FILMES

Cinejeune - sessões miúdos e graúdos

Uma vez mais, a Festa do Cinema Francês dedica uma programação para miúdos e jovens.

Nesta edição, damos visibilidade novamente ao Cinelíngua francesa, um dispositivo cinematográfico que o Institut français du Portugal criou para ser uma ferramenta complementar na aprendizagem da língua e da cultura francesas. Em colaboração com Zero em Comportamento, o dispositivo funciona como um intermediário entre os distribuidores, as salas de cinema e os professores das estruturas de ensino em Portugal, propondo um catálogo de filmes e um dossier pedagógico propositadamente criado para cada filme. Durante todo o ano letivo, os professores podem marcar sessões escolares de cada filme escolhido, de acordo com as salas de cinema e as datas mais convenientes. A partir deste ano, Cinelíngua francesa propõe igualmente 2 dossiers pedagógicos adaptados às necessidades da rede das Alliances Françaises em Portugal. Os professores interessados apenas precisam de aceder ao site do Cinelíngua francesa.

1482011.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
FAHIM

2019 I 108' I Drama, Comédia

Realização Pierre-François Martin-Laval

Com Assad Ahmed, Gérard Depardieu, Isabelle Nanty

Fahim, um rapaz do Bangladesh, é forçado a abandonar o país juntamente com o pai e partir para Paris. Quando chega a França encontra diversos obstáculos à obtenção de asilo político e vê-se ameaçado de expulsão. A única salvação desta família é um jogo de xadrez, o dom de Fahim: ele terá de se tornar campeão de França.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com

GAGARINE_1.jpg
GAGARINE

2021 I 98' I Drama, Comédia

Realização Fanny Liatard, Jérémy Trouilh 

Com Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven

Yuri tem 16 anos e sempre viveu nas Torres Gagarine, um grande bairro social de tijolos vermelhos nos arredores de Paris. Sonha em tornar-se astronauta. Quando são divulgados planos para demolição das torres, Yuri junta-se à resistência. Com os seus amigos, Diana e Houssam, embarca numa missão para salvar a casa que se tornara na sua "nave espacial".

Um dossier pedagógico estará disponível em breve em www.cinelinguafrancesa.com

2214626.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
O ESPAÇO ENTRE NÓS

Título original Proxima

2019 I 107' I Drama

Realização Alice Winocour

Com Eva Green, Zélie Boulant-Lemesle, Matt Dillon

Sarah é uma astronauta francesa, integrada no programa de treinos de astronautas da Agência Espacial Europeia em Colónia (Alemanha), a única mulher a integrar o árduo projeto. Vive sozinha com Stella, a sua filha de sete anos, e sente-se culpada por não passar com ela tanto tempo quanto gostaria. Quando Sarah é escolhida para fazer parte da missão internacional Proxima, com um ano de duração, o caos abala a relação entre mãe e filha.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com

Photogramme_23.jpg
UM PRÍNCIPE EM APUROS

Título original Le Prince oublié

2020 I 103' I Aventura, Comédia, Fantasia

Realização Michel Hazanavicius

Com Omar Sy, Bérénice Bejo, François Damiens

Sofia tem oito anos e mora sozinha com o pai que, todas as noites, inventa uma história para a adormecer. Histórias extraordinárias que ganham vida em um mundo imaginário onde a heroína é sempre a princesa Sofia e o seu pai, o valente príncipe. Anos depois, Sofia não precisa mais das histórias e o pai terá de aceitar que a filha está a crescer.

Um dossier pedagógico estará disponível em breve em www.cinelinguafrancesa.com

_DSC1121.JPG
UMA PEQUENA MENTIRA

Título original Fourmi

2019 I 107' I Comédia, Drama

Realização Julien Rappeneau

Com François Damiens, Maleaume Paquin, André Dussollier

Theo, de 12 anos, joga no clube de futebol local e tem talento suficiente para se tornar profissional. Seu pai encontrava-se numa espiral de autodestruição. Quando o olheiro de um grande clube britânico o observa, Theo vê uma oportunidade de reavivar a esperança do pai. Apesar dos seus esforços, não é escolhido, mas decide mentir e na esperança de que o pai fique feliz e orgulhoso.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com

Voo para a liberdade 3.png
VOO PARA A LIBERDADE

Título original Donne-moi des ailes

2019 I 113’ I Aventura, Família

Realização Nicolas Vanier

Com Louis Vazquez, Jean-Paul Rouve, Mélanie Doutey

Christian, um cientista visionário, estuda gansos selvagens. Para o filho, um adolescente obcecado por jogos de vídeo, a ideia de passar as férias com o pai no deserto afigura-se um pesadelo. No entanto, pai e filho vão se reunir em torno de um projeto audacioso: salvar uma espécie em extinção, graças ao ultraleve de Christian. Começa uma viagem incrível e perigosa.

Um dossier pedagógico está disponível online em www.cinelinguafrancesa.com