CONVIDADOS
Para além das sessões, há ainda debates para animar a Festa do Cinema Francês!
PATRICK MILLE
Patrick Mille é um ator, diretor e escritor franco-português conhecido tanto por seu trabalho no cinema quanto na televisão. Apesar de ter nascido em Lisboa, se estabeleceu na França, onde construiu sua carreira. Este ano, Mille estará presente na abertura da Festa do Cinema Francês para a exibição do filme O Conde de Monte Cristo, no qual atua.
Adaptado do clássico romance de Alexandre Dumas, O Conde de Monte Cristo foi lançado na França em junho de 2024 após sua estreia no Festival de Cannes e tem recebido especial atenção por sua cenografia, pela produção impressionante e por ter um dos maiores orçamentos do ano.
Cinema São Jorge
3 DE OUTUBRO | QUINTA-FEIRA
20:00 O CONDE DE MONTE CRISTO - ABERTURA
DIMITRI RASSAM
Dimitri Rassam é um proeminente produtor de cinema francês, conhecido pelo seu trabalho em filmes de grande visibilidade e pela sua capacidade de levar adaptações literárias clássicas para o grande ecrã. Ele é o produtor da adaptação de 2024 de O Conde de Monte Cristo e um dos nossos convidados para a exibição do filme na grande abertura do festival.
A empresa de produção de Rassam, Chapter 2, desempenhou um papel importante no desenvolvimento de O Conde de Monte Cristo. Seu trabalho contribuiu para a escala épica do filme e para um resultado visualmente deslumbrante e fiel ao romance de Alexandre Dumas. Seu envolvimento neste projeto realça sua influência contínua no cinema francês, em particular na aproximação da literatura clássica ao público contemporâneo.
Anteriormente, ganhou atenção por produzir a bem sucedida adaptação em duas partes de Os Três Mosqueteiros, lançada em 2023. Uma delas, Milady, também participa desta edição da Festa do Cinema Francês.
Cinema São Jorge
3 DE OUTUBRO | QUINTA-FEIRA
20:00 O CONDE DE MONTE CRISTO - ABERTURA
LADJ LY
Ladj Ly, realizador francês conhecido por seu aclamado filme Os Miseráveis (2019), está agora à frente de Os Indesejáveis, lançado em 2023. O filme fará sua estreia portuguesa nesta edição do festival e nós teremos o prazer de receber Ly para uma projeção seguida de debate. Os indesejáveis é uma continuação temática do trabalho do realizador, abordando questões sociais e políticas em um contexto urbano na França atual.
A produção foi bem recebida no Festival de Cinema de Veneza em 2023, destacando-se por sua narrativa contundente e pela capacidade de Ly em retratar a complexidade das dinâmicas sociais. O filme reflete a mesma energia e urgência social presente em Os Miseráveis, que também será exibido na Festa, e solidifica Ladj Ly como uma voz importante do cinema contemporâneo francês.
Cinema São Jorge
5 DE OUTUBRO | SÁBADO
21:00 OS INDESEJÁVEIS
ALEXIS MANENTI
É com grande prazer que receberemos o ator francês Alexis Manenti, que estará presente na primeira projeção de Os Indesejáveis em Portugal. Ele colabora mais uma vez com o realizador Ladj Ly, com quem já havia trabalhado no célebre Os Miseráveis. Por este filme, ele foi premiado com o César de melhor revelação masculina em 2020.
Em Os Indesejáveis, Manenti interpreta um papel significativo, contribuindo para a autenticidade e profundidade de uma narrativa que explora tensões sociais em uma comunidade marginalizada da França. O filme continua a linha de engajamento social de Ladj Ly, com Alexis Manenti ajudando a dar vida à complexidade dos personagens e à dinâmica de poder e resistência dentro da história.
Cinema São Jorge
5 DE OUTUBRO | SÁBADO
21:00 OS INDESEJÁVEIS
STÉPHANE BRIZÉ
O realizador, roteirista e ator Stéphane Brizé é um dos nossos convidados no festival deste ano. Ele estará presente na estreia portuguesa de seu novo filme A Vida Entre Nós (Hors saison), que será seguida por um debate com o público. Brizé foi duas vezes nomeado para o César de Melhor Direção e ganhou também o César de Melhor Adaptação em 2010 por Mademoiselle Chambon.
Em A Vida Entre Nós, a direção de Brizé é marcada por uma abordagem que explora a complexidade das emoções humanas em um cenário de reencontros e reflexões assim como pela capacidade do realizador de capturar momentos de introspecção e vulnerabilidade em seus personagens.
Cinema São Jorge
4 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
21:00 A VIDA ENTRE NÓS
DOMINIQUE ABEL
Dominique Abel é um realizador, ator e roteirista belga conhecido por seus trabalhos no cinema de comédia e seu estilo visualmente distinto, frequentemente colaborando com Fiona Gordon e Bruno Romy. Ele e Fiona Gordon estarão conosco nesta edição da Festa para a projeção de seu novo filme, Estrela Cadente, do qual são realizadores e atores.
Abel é conhecido por sua habilidade em criar mundos fantásticos com um toque de humor absurdo, e Estrela Cadente não é diferente, sendo mais um exemplo de seu talento em equilibrar o cômico e o trágico em histórias que capturam a essência da condição humana. O filme foi bem recebido em festivais, elogiado por sua originalidade e pela maneira como Abel combina elementos visuais e narrativos para criar uma experiência cinematográfica única.
Cinema São Jorge
6 DE OUTUBRO | DOMINGO
18:00 ESTRELA CADENTE
FIONA GORDON
A atriz, realizadora e roteirista australiana e canadense Fiona Gordon estará em Lisboa para a estreia portuguesa de Estrela Cadente, filme que ela co-dirigiu e co-atuou com Dominique Abel. As colaborações bem sucedidas entre os dois são marcadas por um estilo visual particular e tocante, que mistura humor, surrealismo e melancolia.
Estrela Cadente mostra, mais uma vez, a habilidade de Gordon e Abel de transformar cenários simples em espaços de criatividade visual e narrativa. O universo criado pelos realizadores e atores explora elementos de fantasia em meio a uma realidade cotidiana e conta, para isso, com a excentricidade de seus personagens. Estamos felizes de tê-los conosco para uma conversa após a projeção do filme.
Cinema São Jorge
6 DE OUTUBRO | DOMINGO
18:00 ESTRELA CADENTE
ÉLISE GIRARD
Élise Girard é uma cineasta e roteirista francesa. Ela começa sua carreira no cinema como assessora de imprensa do Cinémas Acition e, em 2003, lança seu primeiro filme. Girard realiza inicialmente dois filmes documentários para, depois, lançar-se na realização de longas-metragens de ficção. Ela é nossa convidada para esta edição do festival e estará presente na projeção de seu último filme, Sidonie au Japon, estrelado por Isabelle Huppert.
A abordagem de Élise Girard em Sidonie au Japon é marcada por uma sensibilidade para os detalhes culturais e emocionais, proporcionando uma visão rica e multifacetada da experiência de um ocidental no Japão e dos encontros inesperados que ocorrem em um ambiente culturalmente diferente.
Cinema São Jorge
6 DE OUTUBRO | DOMINGO
20:30 SIDONIE AU JAPON