A Festa do Cinema Francês 2024 é notícia. Leia o que saiu na imprensa.
Dominique Abel e Fiona Gordon trouxeram a sua “Estrela Cadente” à Festa do Cinema Francês
Quando se fala na dupla Dominique Abel e Fiona Gordon é invariável não pensar neles como marcas autorais de um certo cinema em extinção. Começando ainda na década de 1980 a efetuar performances teatrais de forte impulso criativo e cómico, os realizadores e argumentistas de filmes como “Iceberg“, “Rumba“, “A Fada” e “Paris Pieds Nus” tiveram a sua estreia no cinema em 1994, com “Mon Cupidon”, fazendo o encontro entre teatro e cinema com um engenho criativo impressionante, a partir da simplicidade e poucos recursos.
25 anos da Festa do Cinema Francês
O cinema São Jorge, em Lisboa, recebe mais uma edição da Festa do Cinema Francês. A edição 25 tem uma programação especial que inclui 18 antestreias.
Mais melancólico que nunca, Stéphane Brizé apresenta em Lisboa “A Vida entre Nós”
Apesar de se afastar das questões sociais e laborais que caracterizaram os seus filmes anteriores, como “A Lei do Mercado“, “Em Guerra” e “Um Outro Mundo”, existe algo que conecta esses filmes e “A Vida de Uma Mulher” ao mais recente projeto de Stéphane Brizé, “A Vida entre Nós”, em antestreia na Festa do Cinema Francês (4 de outubro, 21h, Cinema São Jorge).
TSF Cinema. Uma semana com Joker, curtas e uma farra francesa
Neste TSF Cinema, Katia Adler, da Jangada, produtora da Festa do Cinema Francês, lança os highlights desta 25.ª edição que, entretanto, já arrancou em Lisboa. Serão dois meses de cinema gaulês por todo o país.
Festa do Cinema Francês abre em Lisboa
Este ano, a Festa do Cinema Francês apresentará, por exemplo, 'Paradis Paris', da realizadora e desenhadora iraniana Marjane Satrapi, e 'Maria', de Jessica Palud, sobre a atriz Maria Schneider e a participação no filme 'O último tango em Paris'.
Oh lá lá. A Festa do Cinema Francês está de volta com mais de 50 filmes
“Conde de Monte Cristo” abre ciclo do segundo cinema mais visto no país
A 25.ª edição do cinema francês traz ao país 50 filmes, num ciclo que correrá dez cidades. Exibição do documentário “Aznavour por Charles” assinala o centenário do nascimento do cantor e ator.
Há um teorema por descobrir na Festa do Cinema Francês
Aos vinte e poucos anos, a realizadora Anna Novion adoeceu e teve que permanecer enclausurada durante seis meses. Quando voltou ao ativo, seis meses depois, sentiu “uma profunda desconexão” para com as pessoas da sua idade. Esse episódio da sua vida serviu de motor para a criação de “O Teorema de Marguerite”, uma longa-metragem estreada no Festival de Cannes em 2023 e que é exibida agora na Festa do Cinema Francês [sexta-feira, 4 outubro, 18h30].
Festa do Cinema Francês abre em Lisboa com “O conde de Monte Cristo”
Outro destaque da programação é a estreia de duas novas secções, intituladas "Rir à grande e à francesa" e "Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga".
Festa do Cinema Francês abre em Lisboa com "Conde de Monte Cristo"
A mostra de cinema que cumpre 25 anos, segue depois para outras cidades.
Festa do Cinema Francês abre com “vingança e redenção, mas também com uma belíssima história de amor”
Antes de chegar aos cinemas a 31 de outubro, “O Conde de Montecristo” abre a Festa do Cinema Francês em Lisboa
O último tango segundo Maria Schneider
Passa por estes dias na Festa do Cinema Francês o filme que retrata o trauma causado a Maria Schneider pela infame cena de "O Último Tango em Paris". Assinado por Jessica Palud, Maria é um olhar límpido sobre os facto. Com uma interpretação brilhante de Anamaria Vartolomei.
In Diário de Notícias, 02-10-2024
Festa do Cinema Francês começa quinta-feira
A Festa do Cinema Francês começa nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, com uma grande produção “O Conde de Monte Cristo“ com a presença do ator Patrick Mille.
Lisboa (e mais nove) à francesa
Habituada a saltitar pelo país, a Festa do Cinema Francês entra na 25.ª edição em Lisboa. É o primeiro dos dez municípios que há-de visitar até 30 de Novembro – a saber: Porto, Coimbra, Oeiras, Almada, Setúbal, Leiria, Beja, Silves e Faro – com mais de 50 filmes na bagagem e 17 antestreias entre eles.
Cinema no outono
A Festa do Cinema Francês celebra 25 anos. Kátia Adler, diretora desta mostra anual, afirma que “a Festa tem cada vez mais público” e nesse sentido, este ano pela primeira vez, “há cinco filmes em competição, todos antestreias, com o objetivo de conseguir ainda uma maior participação do público.”
Festa do Cinema Francês apaga 25 velas
Há 25 anos a mostrar diferentes géneros da produção francesa, a abertura desta edição cabe, no dia 3 de outubro, no cinema São Jorge em Lisboa, ao filme "O Conde de Monte Cristo", inspirado na obra de Alexandre Dumas. É produção francesa com maior orçamento deste ano: Custou 43 milhões de euros.
Não, não é um déjà-vu: Festa do Cinema Francês volta para a sua 25.ª edição
No ano em que celebra a sua 25.ª edição, a Festa do Cinema Francês traz a Lisboa vários convidados para conversas e momentos de encontro com o público, mas não só. A Festa arranca dia 3 de Outubro.
17 antestreias na Festa do Cinema Francês
A Festa do Cinema Francês regressa a 3 de outubro com uma programação composta por mais de 50 filmes, dos quais 17 serão apresentados pela primeira vez no nosso país, numa secção intitulada Antestreia.
Revelado o programa da 25ª edição da Festa
In Domínio Público (Diários), Antena 3/ 04-09-2024
"O Conde de Monte Cristo" inaugura a 25.ª Festa do Cinema Francês
A Festa do Cinema Francês regressa a 3 de outubro com mais de 50 filmes, incluindo 17 estreias nacionais.
Festa do Cinema Francês 2024: 25.ª edição apresenta mais de 50 filmes, dos quais 17 em antestreia
25.ª Festa do Cinema Francês começa a 3 de outubro com a antestreia da super produção francesa “O Conde Monte Cristo"
25ª Festa do Cinema Francês
Em Lisboa, a Festa realiza-se de 3 a 13 de outubro no Cinema São Jorge e apresenta 17 filmes em antestreia, e em novembro realiza-se na Cinemateca Portuguesa com uma retrospectiva de Chris Marker.
Oh lá lá. A próxima Festa do Cinema Francês vai pôr-nos a “rir à grande e à francesa”
No ano em que se assinalam as 25 edições da Festa, a programação é enriquecida com novas secções, da comédia às co-produções franco-belgas.
Festa do Cinema Francês dedica retrospetiva a Chris Marker e tem novas secções
Relembrando o contributo decisivo "para a renovação do documentário", o festival contará com uma retrospetiva do cineasta francês, para além de duas novas secções diferentes das suas habituais.
Festa do Cinema Francês 2024: Vai percorrer nove cidades e terá retrospetiva a Chris Marker
A Festa do Cinema Francês regressa de 3 de outubro a 30 de novembro e vai percorrer nove cidades do país: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Beja, Viseu, Faro e Lagos.
Cinema Sétima Arte | 25-06-2024
コメント